Cursos

Exame PQ-II/0185 Porto (tarde)

Enquadramento

De acordo com o definido na Lei n.º 58/2013, para o acesso e exercício da atividade como técnico do SCE da categoria PQ-II é necessário que o candidato detenha as seguintes qualificações profissionais:

• Engenheiros mecânicos, engenheiros técnicos mecânicos, engenheiros eletrotécnicos, engenheiros técnicos de energia e sistemas de potência, especialistas em engenharia de climatização ou energia, inscritos nas respetivas associações públicas profissionais.

• Cinco anos de experiência profissional em atividades de projeto, construção ou manutenção de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), ou de auditorias energéticas em edifícios abrangidos pelo Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS).

• Aprovação em exame realizado pela ADENE, enquanto entidade gestora do SCE e cujos conteúdos programáticos constam da Portaria n.º 66/2014, de 20 de agosto.

Este exame será realizado através da Plataforma de Gestão da Avaliação (PGA), cujo endereço web é http://www.academiaadene.pt .

 

REALIZAÇÃO DE EXAME PARA PQ-II

O exame será realizado em instalações selecionadas pela ADENE, devidamente equipadas e com os meios técnicos necessários e de acordo com o número de candidatos.

O exame, para cujo acesso serão atribuídas credenciais únicas a cada formando, terá as seguintes características:

a) Exame único por candidato, gerado de forma aleatória a partir de uma bolsa de questões elaboradas com base nos conteúdos programáticos definidos pela Portaria n.º 66/2014, de 12 de março.

b) O exame para PQ-II será composto de 26 questões.

c) Para cada pergunta do exame, que terá associada a respetiva cotação, a hipótese de resposta será a de escolha múltipla.

d) O exame terá uma duração de três horas e quarenta e cinco minutos (3h45), sem intervalo, e o formando disporá permanentemente de informação sobre o tempo decorrido e o tempo restante para a realização da prova.

e) Durante a realização do exame apenas poderá consultar as peças legislativas que serão fornecidas pela ADENE e que se encontram identificadas no Regulamento de exames para Técnicos SCE PQ-II. Poderá levar consigo máquina de calcular, desde que a mesma não seja gráfica.

f) Após submissão do exame, o candidato terá acesso ao resultado da prova, cuja nota mínima de aprovação é de 50%.


Regras para a realização e correcção do Exame

As regras para a realização do exame, a consulta de elementos de apoio e a correção dos exames consta do Regulamento de Exames para Técnicos do SCE - PQ II (versão 7.0) 

 

RECONHECIMENTO COMO PQ-II

Após aprovação no exame, segue-se o processo de reconhecimento como PQ-II, o qual integra quatro etapas, a serem cumpridas sucessivamente:

     1. Verificação pela ADENE do cumprimento dos requisitos “habilitações académicas” e “experiência     profissional”, através da análise e validação da documentação disponibilizada pelo formando aquando da sua    inscrição no exame, nomeadamente:

                   - Cópia do CC ou BI

                   - Comprovativo de inscrição na associação pública profissional (OE ou OET)

                   - CV

2. Pagamento taxa de emissão de título profissional no valor 25 €, acrescido do IVA à taxa em vigor, e cujo pagamento poderá ser realizado por cartão de crédito, multibanco ou cheque.

3. A ADENE procede ao pedido de pré-registo do candidato como PQ-I no portal do SCE.

4. O candidato, com as credenciais de acesso que lhe são fornecidas em resultado do pré-registo, completa o seu registo no portal SCE.

 

 

Idiomas

Português